Uruçuca e Itabuna tornam-se Cidades Digitais; Ilhéus fora
Nove municípios baianos foram selecionados pelo Ministério das Comunicações (MiniCom) para a primeira etapa do programa Cidades Digitais. A informação é do senador Walter Pinheiro (PT-BA), cujo mandato está envolvido na implantação do programa.
“O ministério instalou as redes de fibra óptica que interligam os órgãos públicos locais, capacitou os servidores municipais e vai disponibilizar aplicativos de governo eletrônico para as prefeituras, nas áreas financeira, tributária, de saúde e educação”, disse Pinheiro. Ainda de acordo com o parlamentar, a Bahia será o primeiro estado a inaugurar o programa no Brasil.
O objetivo do Cidades Digitais é modernizar a gestão, ampliar o acesso aos serviços públicos e promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros por meio da tecnologia. Também serão ofertados pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.
Os nove municípios baianos onde o programa será inaugurado são: Guanambi, Itaberaba, Itabuna, Juazeiro, Nilo Peçanha, Piraí do Norte, Uruçuca e Vitória da Conquista. As cidades foram selecionadas por meio de edital. Em 2012, o Ministério das Comunicações abriu a primeira seleção para o projeto-piloto, em que 80 municípios foram contemplados.
Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, selecionando 262 municípios com população de até 50 mil habitantes, sendo 20 deles na Bahia, que serão contemplados na segunda etapa do programa. O Cidades Digitais conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebras, do Inmetro e do BNDES.